MAB manifesta solidariedade à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG)

Movimento manifesta solidariedade à Contag diante de ataques e da tentativa de criminalização

Marcha das Margaridas 2023. Foto: Nane Camargos / MAB

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), manifesta seu apoio e solidariedade à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), citada no curso da Operação Sem Desconto, que trata dos descontos associativos em benefícios de aposentados, aposentadas e pensionistas do INSS, conduzida pela Polícia Federal e Controladoria Geral da União.

Por meio de nota, publicada no dia 29 de abril, a entidade esclareceu que não praticou qualquer irregularidade em relação ao processamento de descontos de mensalidades associativas. Além de reafirmar o seu compromisso na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, inclusive registrando que denunciou ao INSS a prática de descontos indevidos e abusivos praticados contra aposentados e pensionistas rurais.

Reiterou, ainda, que todos os documentos que atestam os critérios de legalidade estabelecidos pelo INSS, foram devidamente encaminhados à autarquia, comprovando a devida legalidade do desconto de mensalidade associativa, autorizada por todos os aposentados e pensionistas associados aos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados ao Sistema Confederativo (CONTAG).

Em seus mais de 60 anos de atuação, a CONTAG foi marcada pela defesa dos direitos dos povos do campo, das águas e das florestas e, por isso, uma grande parceira dos atingidos e atingidas no Brasil. Toda a sua história e legado demonstra o compromisso, seriedade, respeito e compromisso com a defesa dos trabalhadores rurais.

Ademais, a CONTAG foi firme na defesa de grandes pautas, a exemplo da luta contra a reforma da previdência, reforma trabalhista e na defesa da democracia. Destacamos o seu grande papel na construção da Marcha das Margaridas, que mobiliza milhares de mulheres de todos os cantos desse país, na reivindicação de políticas públicas para o campo, além da organização do Grito da Terra. 

É preocupante que nesse momento, a CONTAG seja alvo de desinformação e criminalização, numa tentativa de deslegitimar a sua luta e atuação. 

Apoiamos as iniciativas de garantia total da transparência no INSS e defendemos este órgão para o bem do povo brasileiro. Que se forem constatados erros, que sejam corrigidos, mas este instrumento da classe trabalhadora precisa ser protegido de ataques privatista e especulações.

Por todo o exposto, nós do MAB reafirmamos o nosso apoio e solidariedade à CONTAG, na defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito, que assegura e reconhece o papel das organizações sindicais em nosso país. É crucial que o direito a ampla defesa seja garantido e respeitado neste momento, impedindo que instituições legítimas e comprometidas com os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras sejam injustiçadas.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 05/05/2025 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Tragédia em São Sebastião escancara desigualdades sociais e de gênero em meio à crise climática

Com o aumento dos eventos extremos, mulheres – especialmente mães solo – enfrentam uma sobrecarga invisível e uma luta desigual por moradia, segurança e dignidade

| Publicado 28/04/2025 por Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB

NOTA | MAB repudia decisão judicial sobre anexo 1.1 do acordo de reparação de Brumadinho que prejudica atingidos

Movimento alerta que deliberação de instituições de justiça interfere na autonomia das pessoas atingidas e exige transparência no uso dos recursos da reparação

| Publicado 19/05/2025 por Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB

Nota de denúncia e repúdio | Fecheiros e militantes do MAB são presos e criminalizados injustamente no município de Correntina (BA)

Dois trabalhadores da comunidade tradicional de Fundo e Fecho de Pasto foram presos no Rio de Janeiro (RJ) sem informações sobre a motivação